Notícias

Automação utilizada também nos imóveis para locação

Fonte: Digital Trends

Automação utilizada também nos imóveis para locação
Quando levantamos idéias para uma lista de gadgets que poderiam ser utilizados por locatários de apartamentos, uma porção de lâmpadas inteligentes, fechaduras e termostatos entra nesta na lista. Fiação e elementos fixos às paredes aparentemente não valeriam a pena em função do possível aborrecimento quando a pessoa se mudar depois de um ano ou dois - ou ainda arriscando a ira de um senhorio se o produto for danificado.

Mas muitos dos inquilinos gostariam da opção de incrementar as suas casas, mesmo se estas forem apenas casas temporárias. Algumas habitações multifamiliares, na verdade, estão adotando soluções tecnológicas inovadoras, tanto pela preocupação em fazer edifícios energeticamente mais eficientes como para resolver algumas dores de cabeça comuns que vêm com o equilíbrio entre segurança e conveniência (pense em chaves comuns encontrando uma entrada bloqueada).

Pensando nisto, a empresa Stratis desenvolveu uma solução baseada em aplicativo para apartamentos, dormitórios e hotéis que ajuda os gestores das propriedades a controlar a energia e a segurança, utilizando a automação. Os gestores podem usar tablets especiais para supervisionar um grupo de propriedades, enquanto que os moradores que lá vivem podem, por exemplo, usar um termostato inteligente sem ter que comprá-lo e nem mesmo desinstalá-lo quando se mudarem.

"Stratis  fornece aos proprietários, gerentes e aos residentes controle sobre tudo, desde fechaduras e termostatos para luzes e aparelhos", diz Felicite Moorman, CEO da Stratis.

Outra solução relacionada é uma linha de produtos especificamente desenvolvida para habitações multifamiliares que permitem que os moradores usam seus smartphones para abrir portas, em vez de precisarem de chaves comuns.

Isto permite que os gerentes de propriedades possam fornecer rápida e facilmente credenciais de substituição sem ter que redigitar toda a fechadura localmente na porta. "E, melhor ainda, tudo isso pode ser feito sem sair do escritório de gestão ", diz Moorman.

É claro que é conveniente, mas podemos imaginar casos em que não são 100 por cento dos inquilinos que concordariam com a transição para a casa inteligente, tanto por razões de segurança como privacidade. E enquanto termostatos inteligentes ajudam a economizar dinheiro todos os meses, a criação de um edifício cheio de apartamentos com a tecnologia aqui citada  vai custar dinheiro adiantado, o que pode ser refletido no preço do aluguel.

Ainda assim, Moorman acha que o apartamento inteligente é o futuro, porque vai proporcionar benefícios em termos de redução de custo operacional e conveniência no longo prazo. "Com o seu sistema integrado de acesso, energia e automação, o empreendimento fornece ROI significativo para administradores de imóveis e proprietários", completa


Últimas Notícias

Carregar Mais

Aureside na Imprensa

"Smart Home: 10 tecnologias essenciais para deixar a sua casa" - Forbes Brasil (ago 21)

"A casa também foi para a nuvem" - InforChannel (jul 21)

"Pesquisa aponta que 11% dos lares no país..." - Folha de SP (abr 2021)

"A casa inteligente merece um projeto!" - Portal NewVoice (fev 2021)

"Casa inteligente: um conceito ainda em alta?" - Tecnoblog (jan 2021)

Carregar Mais