e-mail:           
senha:    
 
CERTIFICAÇÃO AURESIDE- O que é

Introdução

O projeto e a instalação de soluções para a maioria das casas conectadas (ou inteligentes) requerem o conhecimento abrangente de um Integrador de sistemas residenciais. Hoje, estes integradores provêm de uma grande variedade de áreas de conhecimento e diferentes experiências. O profissional ideal deve ser capaz de projetar, instalar e manter uma ampla gama de sistemas e, como um arquiteto ou um designer de interiores, ter uma compreensão do processo construtivo como um todo.

Os Integradores de sistemas residenciais não são apenas profissionais de TI com conhecimento de redes domésticas; eles são consultores que entendem tanto das disciplinas tradicionais de instalações residenciais como de todas as novidades tecnológicas deste contexto.

Analisando a crescente demanda do mercado de Automação Residencial, esta discussão sobre o papel do Integrador nos leva a buscar uma visão geral do que existe hoje e do que deve ser feito para assegurar num futuro próximo um mercado robusto e pleno de oportunidades para estes profissionais.

Situação atual

O mercado para Integradores de Sistemas Residenciais se encontra bastante fragmentado ainda. Os players deste mercado se diferenciam basicamente em três características: tamanho, área de especialização e posição na cadeia de fornecimento.

Quanto ao tamanho, os Integradores hoje variam de profissionais autônomos até empresas de porte nacional.

No quesito área de especialização, variam largamente, de profissionais da área de home theaters e produtos eletrônicos de consumo a consultores em redes de dados ou sistemas de segurança. Devido ao amplo espectro de conhecimentos necessários (e da sua profundidade), muitos integradores optam por se especializar em dois ou três sistemas e estabelecer parcerias com outros profissionais para atender toda a demanda. Desta maneira, podem oferecer pacotes completos aos seus clientes

Por ultimo, os Integradores são encontrados em diferentes pontos da cadeia de fornecimento. Podem ser apenas projetistas, ou trabalharem como sub-contratados de empreiteiras de instalação. Podem ainda ser revendedores de equipamentos ou fornecedores de serviços complementares como programação e pós-venda.

Embora estas múltiplas atividades, por si só, não impeçam o desenvolvimento do mercado, chama a atenção a necessidade de encontrar uma definição mais clara para o termo "Integrador" e também captar qual o valor que o consumidor percebe neste profissional. A AURESIDE , juntamente com outras lideranças do meio empresarial, acredita que a resposta esteja num programa amplo e conceitualmente alinhado de treinamento e certificação continuados.

Certificação de Integradores

Ao nos aprofundarmos nas opções de certificação oferecidas mundo afora, pudemos constatar satisfeitos que o Curso de Integrador da AURESIDE nada deixa a desejar em relação aos currículos encontrados nos EUA e em outros países da Europa. Até mesmo na quantidade de profissionais certificados já conquistamos números importantes, levando em conta as diferentes características de cada país.

Um estudo da Internet Home Alliance, identifica os principais benefícios de um processo de certificação, que são os seguintes:

  • identifica o conjunto de habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver o trabalho
  • promove a padronização na industria
  • aperfeiçoa a qualidade dos treinamentos
  • oferece provas de conhecimento e adequação dos profissionais
  • estabelece um plano de carreira e aperfeiçoa as oportunidades
  • reduz os custos de reparos devido à imperícia e inexperiência
  • aumenta a produtividade e a eficiência
  • aumenta a vantagem competitiva
  • protege os consumidores e garante serviços completos
  • aumenta a satisfação dos consumidores

Estes benefícios são notórios, no entanto, devido à velocidade da evolução tecnológica e à crescente competitividade do mercado, é marcante a necessidade de estabelecer mecanismos de atualização profissional permanentes. Não só para garantir acesso a todo tipo de inovação mas também para preservar o mercado para profissionais qualificados, deixando á margem os oportunistas e aproveitadores.

Ao analisar este panorama, não apenas local, mas mundial, a AURESIDE percebeu a necessidade de criar uma certificação continuada para seus Integradores, a fim de garantir a extensão destes benefícios ao longo de muitos anos, sem interrupções.

 

© 2014 - Todos os direitos reservados.
AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial