Notícias

AURESIDE completa 21 anos

AURESIDE completa 21 anos Criada em fevereiro de 2000, a AURESIDE completa 21 anos de atuação no Brasil. Durante este periodo manteve atividades distintas, com o principal objetivo de desenvolver o mercado de Automação Residencial e Predial no Brasil. Para isso, investiu continuamente na capacitação de profissionais, na divulgação especializada de informações direcionadas a todos os envolvidos e na realização de eventos para criação de relacionamento entre empresas e profissionais.

Neste artigo, pretendemos mostrar um resumo das principais atividades, projetos e realizações neste período. Consideramos que esta tarefa fica mais simples se mostrarmos uma lista de sites e blogs que mantemos, pois o leitor poderá visitar estes links e verificar o seu conteúdo com mais detalhes.

Ao longo destes vinte e um anos, a atividade mais consolidada da AURESIDE esteve voltada ao treinamento. Reunimos no site do Instituto da Automação os principais objetivos desta atividade ao longo deste periodo e também o conteúdo que é atualmente oferecido. Vale lembrar que neste caso a atividade da AURESIDE sempre contou com grande colaboração de nossos associados Alfa (ou seja, fabricantes e distribuidores) que também compartilham continuamente conhecimento com os profissionais. O nosso curso mais reconhecido e que pode ser considerado um marco no mercado de Automação Residencial é o Curso de Integrador de Sistemas Residenciais, que teve inicio em 2001 e atualmente chega próximo de 150 turmas realizadas, tanto presenciais em diversas regiões do Brasil, como na modalidade online.. Quase 3 mil profissionais participaram deste treinamento, que é continuamente renovado em função da rápida e constante inovação das tecnologias do setor.

Para dar maior consistencia ao mercado, a AURESIDE julga imprescindível fomentar a adoção de projetos de integração, que tornam os resultados da implantação da automação mais eficientes e satisfatórios para todos os envolvidos: fabricantes, integradores e, principalmente, os clientes. Para reunir toda informação necessária e dar suporte a esta atividade, foi criado um site específico, o Projeto de Automação.

O site da AURESIDE reune informações da instituição e do seu funcionamento habitual, o que é necessário e básico. No entanto, para melhor orientar os potenciais clientes e os seus influenciadores (arquitetos, designers de interiores, construtores, entre outros), julgamos necessário criar o portal Lar Inteligente, que reune informações descomplicadas e orienta o morador ou contratante de serviços a respeito dos cuidados na contratação de empresas e profissionais, além de oferecer uma vitrine sempre renovada de produtos e soluções para a sua apreciação. Neste portal, estão listadas as empresas integradoras associadas da AURESIDE para que possam ser localizadas pelos potenciais clientes, em todas as regiões do Brasil.

A AURESIDE mantem dois eventos recorrentes e periódicos com diferentes objetivos: as Jornadas de Automação são reuniões informais que reunem fabricantes e distribuidores de um lado e integradores, projetistas e instaladores de outro. O objetivo é criar e aproximar relacionamentos de negócios e transmitir conhecimentos. Até o momento, já foram realizadas doze jornadas, contando com uma media de mais de cem participantes em cada uma. Outro evento importante é o Congresso Habitar onde a cada ano reunimos especialistas renomados para apresentações de temas de grande relevancia. Uma visita a este site vai demonstrar a participação de muitos convidados oriundos do mundo academico (como universidades e escolas tecnicas), de outras instituições de tecnologia e consultores especializados, além de empresas renomadas do setor.

Voltado ao mercado de Automação Predial, desenvolvemos o projeto Prédio Eficiente que reune especialistas gerando conteúdo especialmente voltado ás edificações sustentáveis e eficientes. Iniciado em 2015, o projeto levou apresentações a diversas regiões do Brasil, participou e incentivou a instalação de sistemas de automação em projetos piloto de tecnologia e, agora em 2021, está sendo retomado com uma nova dinâmica, baseada na evolução das tecnologias de IoT e de Inteligencia Artificial. Seguindo esta tendencia, também temos um site a respeito da Internet das Coisas e a Automação, sempre buscando trazer discussões relevantes sobre estes temas.

Para completar, a rápida evolução dos conceitos de casas inteligentes e conectadas, além da introdução dos assistentes de voz no dia a dia de uma parcela cada vez maior de moradores, tem exigido a criação de novos formatos de negócio e da capacitação de diversificados tipos de profissionais prestadores de serviços, o que envolve redes elétricas, redes de dados e conhecimento de aplicativos diversos. Para direcionar estas soluções de forma mais rápida e efetiva, criamos a Conexão Casa Inteligente, um site onde um dos principais objetivos será reunir uma rede de profissionais capacitados para atender o cliente final de forma rapida, simples e eficiente. Neste projeto também vamos contar com a colaboração de fabricantes e distribuiores associados com o fornecimento de informações tecnicas e comerciais relevantes.

No descritivo acima procuramos pontuar o que de mais relevante foi objeto das atividades da AURESIDE nestes vinte e um anos desde a sua criação. Um resumo pontual e simples mas que demonstra a nossa motivação de procurar atender as principais demandas de todos os personagens atuantes no mercado. Além destes sites, contamos com blogs de conteúdo onde reunimos artigos tecnicos, novidades e informações relevantes para o nosso publico. Entendemos que no momento este portfolio reune o maior conteúdo disponivel na lingua portuguesa, aberto, gratuito e de facil consulta. Listamos abaixo estes blogs:

Plataforma Conectar - informações, novidades e estudos de mercado
Temas Técnicos - além de reunir todo tipo de informação sobre tecnologia, também publicamos TCCs gerados na área
Blog Lar inteligente - noticias reunidas especialmente para potenciais clientes e formadores de opinião
Projetando Automação - artigos e tendencias na área de projetos integrados
IoT no Brasil - reune matérias e pesquisas relevantes das tendencias da internet das Coisas no ambiente da Automação Residencial
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Finalmente, para transmitir visualmente um pouco desta história de mais de vinte anos no mercado, criamos um video que mostra uma "linha do tempo" dos principais produtos e soluções utilizados na Automação Residencial neste período, Trata-se de uma curiosidade e um registro inédito que estamos compartilhando com todos vocês!

Para acessar este video, clique aqui

Aureside na Imprensa

"Smart Home: 10 tecnologias essenciais para deixar a sua casa" - Forbes Brasil (ago 21)

"A casa também foi para a nuvem" - InforChannel (jul 21)

"Pesquisa aponta que 11% dos lares no país..." - Folha de SP (abr 2021)

"A casa inteligente merece um projeto!" - Portal NewVoice (fev 2021)

"Casa inteligente: um conceito ainda em alta?" - Tecnoblog (jan 2021)

Carregar Mais