e-mail:           
senha:    

 
MAIS NOTÍCIAS
Indústria eletroeletrônica deve crescer 14% em 2010
Empresas que investirem em inovação tecnológica terão desoneração de impostos
Projeto do MIT quer ampliar em até 1000 vezes velocidade da web
Inovação tecnológica: setor privado entrega proposta ao MCT
Programa vai destinar R$ 110 milhões para inovação nas PMEs
TVs com acesso à Web viram tendência mundial
PROCEL: Etiquetagem de eficiencia energética em edificações
iPhone 4 e iPad revolucionam a indústria
Setor tecnológico aposta na simplicidade
Energia elétrica transmitida sem fio
Programa FINEP Inova Brasil apresenta novidades
Panorama economico do setor elétrico e eletrônico é divulgado
Recurso de acessibilidade em TV digital deverá ser adotado a partir de julho
Número de celulares no Brasil chega a 175,6 milhões
Brasil tem 16 mil km de fibra óptica ociosos
Mais notícias »
NOTÍCIAS RECENTES
 
Faturamento de eletroeletrônicos no Brasil pode cair até 5%

Fonte: Computerworld

O faturamento do setor eletroeletrônico no Brasil pode cair até 5% em 2009, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato. Oficialmente, a entidade prevê retração de 2% na receita do segmento, percentual que Barbato disse preferir não alterar, pelo menos por hora, devido à volatilidade dos números do setor. "Está muito difícil fazer projeções no Brasil, mas nossa sensação é que os números não serão bons", afirma.

O resultado do primeiro trimestre do ano aponta para queda em diversas variáveis. O faturamento do setor como um todo regrediu 13% em relação aos seis primeiros meses de 2008. Os números do segundo trimestre isoladamente indicam desempenho 14% inferior ao mesmo período do ano passado. Com a projeção de retração de 2%, o faturamento do setor deve totalizar 121 bilhões de reais, contra 123,1 bilhões em 2008.

O desempenho no segundo trimestre foi pior que os números do primeiro trimestre de 2009, respectivamente -12% e -14% comparados com os mesmos períodos do ano passado. Segundo análise da Abinee, o resultado inferior no segundo trimestre deve-se à base de comparação, já que no mesmo período de 2008 o setor vivia uma fase de forte crescimento.

Entre as oito áreas consideradas pela Abinee na análise conjuntural do setor (automação industrial; componentes; equipamentos industriais; geração; transmissão e distribuição de energia elétrica; informática; material de instalação; telecomunicações; e utilidades domésticas), apenas a de informática apresentou crescimento no faturamento durante o segundo trimestre do ano. O avanço foi de 2% em comparação ao mesmo período de 2008, embora o resultado semestral tenha registrado retração de 7%.

Por outro lado, o segmento de telecomunicações teve queda de 20% no segundo trimestre de 2009 contra o mesmo período do ano passado. No semestre, a variação negativa foi de 15%.

 

 

© 2010 - Todos os direitos reservados.
AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial